A Brinquedoteca constitui-se em um ambiente lúdico que permite o contato da criança com uma variedade de brinquedos. Além disso, é um importante espaço para brincar, particularmente o infantil. O brincar, por sua vez, do ponto de vista psicanalístico é um caminho para ascender ao novo, aprender,(re) elaborar um saber lúdico. As atividades desenvolvidas na Brinquedotecas são voltadas para as áreas afetivas, cognitivas e psicomotoras das crianças que frequentam. Tais atividades envolvem o brincar com brinquedos construídos a partir de sucatas, brinquedos industrializados, jogos pedagógicos, jogos de roda, brincadeiras orientadas no pátio, com corda ou bola. Realizam também atividades como: hora do conto, dramatização, desenho, pintura, modelagem, recorte e colagem, digitação no computador. A atividade lúdica fornece às crianças um maior e melhor desenvolvimento, seja ele cognitivo, motor, social ou afetivo, pois a criança ao brincar interage com outras crianças, estimulando a criatividade, a auto confiança, a autonomia e a curiosidade, devido a situação de certos jogos e brincadeiras, o que garante uma maturidade na aquisição dos novos conhecimentos.
"Pensa que a missão da brinquedoteca é ter disponível muitos brinquedos e ensinar o manejo do jogo ou explicar as regras se for necessário, mas a criança deve frequentá-la por vontade própria e pelo prazer de jogar, ou de encontrar amigos para jogar ( BORJA, SANTOS, 1977,85)."
Brincar é indispensável à saúde fisíca, emocional e intelectual da criança. É uma arte, um dom natural que, quando bem cultivado, irá contribuir, no futuro, para a eficiência e o equilíbrio do adulto. A brinquedoteca favorece a Ludicidade, tão importante para a saúde mental do ser humano, resgatando um espaço para a expressão mais genuína do ser, é o espaço de exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos.
O jogo é uma atividade espontânea, livre, desinibida, desinteressada e gratuita, pela qual a criança se manifesta, sem barreiras e inibições, tal qual é. Podemos dizer que o jogo é a atividade, o "trabalho " próprio da criança.
O jogo é mais importante das atividades da infância, pois a criança necessita brincar, jogar, criar e inventar para manter seu equilíbrio com o mundo. A importância da inserção e utilização dos, jogos e brincadeiras na prática pedagógica é uma realidade que se impõe ao professor. Brinquedos não devem ser explorados só para lazer, mas também como elementos bastantes enriquecedores para promover a aprendizagem. Através dos jogos e brincadeiras, o educando encontra apoio para superar suas dificuldades de aprendizagem, melhorando o seu relacionamento como o mundo. Os professores precisam estar cientes de que a brincadeira é necessária e que traz enormes contribuições para o desenvolvimento da habilidade de aprender e pensar. ( Campos )
"As maiorias aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro torna-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade (Vygostsky,1998).
Algumas brincadeiras lúdicas bem criativas, mostradas para educadores, pais e interessados, a importância das brincadeiras para qualquer ser humano, nas esferas emocional intelectual, social e física. Através das mesmas é possível a pessoa observar-se, ora interna, ora externamente, e, nessa alternância, lidar com boa parte de seu conhecimento para que possam permitir e oportunizar brincadeiras em seu dia-a- dia. Além disso, não se pode esquecer que elas deixam os dias mais felizes e ajudam a ofercer conhecimentos mais significativos para crianças, jovens e adultos que continuam na construção do próprio conhecimento.( Ângela Cristina Munhoz Maluf)
1-CORRIDA DO BARBANTE
Material: Rolos de barbante
Objetivos: Desenvolver destreza, agilidade e espírito de equipe.
Formação: Alunos sentados em suas carteiras, arrumadas em colunas com o número de participantes.
Desenvolvimento: O primeiro aluno de cada equipe receberá um rolo de barbante. Ao sinal do professor, o primeiro de cada fileira deverá levantar-se, passar duas vezes o rolo de barbante ao redor de sua cintura e, em seguida, passar rolo de barbante para o companheiro seguinte, sentado-se. Este receberá o rolo de barbante e repetirá a ação e assim sucessivamente. O último da fileira passará a executar a ação ao contrário: desenrolará da cintura e enrolará o barbante no rolo, sentando-se. Vencerá a equipe cujo primeiro jogador colocar sobre a carteira o rolo de barbante devidamente enrolado.
2- NÃO RESPONDEU, VIRA ESTÁTUA
Material: Nenhum.
Objetivos: Estimular a concentração, atenção, coordenação motora, estruturação espacial e temporal, percepção visual e audição.
Formação: Alunos dispostos em fila única no fundo da sala, de frente para o professor.
Desenvolvimento: Cada aluno deve escolher o nome de uma animal, flor ou fruta, comunicando-o, em segredo, ao professor. O professor, posicionado diante dos alunos, chamará um dentre os diversos nomes de animais que lhe forma informados. O aluno, cujo animal tiver sido chamado, deverá dar três passos a frente e dizer o seu nome. Caso o aluno demore em sair do lugar ou se disser o nome do animal. flor ou fruta em vez do seu nome, deverá ficar me posição de estátua. Permanecerá nesta posição até que um companheiro, que não conseguiu responder adequadamente, tome o seu lugar. A brincadeira termina quando todos os alunos forem chamados, ou quando não mais se mostrarem interessados pela brincadeira.
3- MEMORIZANDO
Material : Nenhum.
Objetivos: Desenvolver a memória, criatividade e atenção.
Formação: Formar várias colunas com o mesmo número de alunos. Os alunos deverão estar sentado em suas carteiras.
Desenvolvimento: Ao sinal do professor, o primeiro aluno de cada coluna levanta-se, rapidamente, toca um objeto qualquer, pronuncia o nome do objeto e volta para o seu lugar. Sai o aluno da coluna seguinte, toca o mesmo objeto que o colega tocou, repete o nome o objeto, toca outro objeto pronunciando o seu nome também. E assim sucessivamente. O aluno que não esquecer nenhum objeto e acertar a ordem contará ponto para sua equipe e vence a brincadeira o grupo que tiver mais ponto.
4- COMPLETE A FRASE
Material: Nenhum.
Objetivo: Trabalhar oralmente as palavras, despertando a atenção, a criatividade e a iniciativa.
Desenvolvimento: O professor deve dizer uma frase qualquer. O participante seguinte deverá dizer a última palavra que o participante anterior falou e completar a frase. EX: Maria comeu manga; s manga é muito saborosa. Saborosa também é a laranja. A brincadeira prossegue, aumentando as frases até alguém errar, quando então se reinicia com nova frase.
Com este blog, os alunos da turma de pedagogia poderão expor novas ideias de como desenvolver diversos trabalhos e atividades, com o objetivo qualificar as crianças com um apredizado ainda mais completo.
ResponderExcluirWIlton Felizardo
Jornalista e Produtor Editoral
Oi !
ResponderExcluirestava a procura de alguns blos sobre educação e atividades encontrei o teu.
Gostei bastante
abraço